• Home
  • Sem categoria
  • Quais habilidades são desenvolvidas na resolução de um problema ?

Quais habilidades são desenvolvidas na resolução de um problema ?

Abordar problemas reais com as nossas crianças não é nenhum bicho de sete cabeças. Conversando com gestores de algumas redes educacionais, percebemos que todos se surpreendem quando alguma tarefa é colocada para os alunos e eles respondem com soluções totalmente impensáveis pelos próprios educadores.

E é esse ponto que trazemos dentro da Impacto Maker. Deixar as crinças livres e capazes de resolver problemas reais, a partir de ideias que saem de suas próprias cabeças. Quer um exemplo?

Em um de nossos workshops de férias, levamos o problema do chiquinho ~um cachorro real~onde ele não possui suas patinhas dianteiras. Contamos sua história para nossos alunos, montamos equipes a partir de suas idades e viemos com o desafio: Como fazer para ajudar o chiquinho a ter sua mobilidade da melhor forma possível ?

A partir daí, entendemos na prática, que quando crianças assumem desde cedo riscos criativos e a tentar coisas novas, elas também experimentam de falhas e desenvolvem uma mentalidade que só tende a evoluir. Elas se tornam mais confiantes para transformar a realidade e se sentem protagonistas dos seus próprios projetos.

Além disso, desenvolvemos habilidades como a colaboração, a comunicação oral e escrita ~durante o projeto eles precisavam escrever e desenhar como ele deveria ser e após a conclusão explicar como tudo foi feito~.

Introduziram metodologias como o design thinking e realizaram um protótipo do que seria a prótese do chiquinho~tudo isso usando materiais low tech~. Saímos todos ao final do workshop com uma grande bagagem de conhecimento e engajamento para as próximas resoluções de problemas 🙂

Leave A Reply